Fotografia – Dados práticos e técnicos

Este texto foi elaborado junto com a Carol para o Blog Sorelinha Arte em Papel para ajudar a todas a tirar boas fotos de seus projetos

Fotografando produtos – dados técnicos:

Toda câmera digital tem recursos para uma boa fotografia, sabendo usar ela se torna aliada para os artesãos.

Os principais recursos para tirar uma boa foto são:

Cenário

Temos que escolher um bom local onde possa expor a peça fotografada, de preferência em um fundo de cor neutra, branco de preferência.

Evite escolher ambiente de frente para uma janela com luz direta. A luz que reflete no ambiente atrapalha a foto, deixando a foto do trabalho um pouco esbranquiçada. A luz artificial deve vir dos lados e não de cima, pois ela faz sombra no trabalho. Se puder, utilize duas lâmpadas laterais que iluminem somente o trabalho.

Foco

Para tirarmos fotos de detalhes do trabalho, devemos utilizar do recurso chamado Macro (em todas as máquinas digitais ela está representado por uma flor).

Quando é acionado o modo macro, podemos tirar foto bem de perto, sem este recurso acionado, a foto fica sem foco, ou o que chamamos de “embaçada”.

Para utilizar deste recurso, acionamos o botão macro e aproximamos da foto. É só ir aproximando ou se distanciando até conseguir entrar no foco o detalhe desejado.

Flash

O flash não é um recurso ideal para quem quer fotografar um trabalho que tem foto. Quando mira diretamente no trabalho, vai fazer com que o brilho da foto reflita na câmera e esse brilho retorna para foto tirada.

Zoom

É importante lembrar da diferença entre zoom óptico e zoom digital

O zoom óptico aproxima o objeto de forma clara, sem a perda da qualidade de imagem.

Já o zoom digital, amplia a imagem digitalmente, como se ele cortasse a foto e ampliasse, perdendo assim sua originalidade.

Portanto quando for utilizar o zoom para tirar foto de um trabalho, certifique-se se sua maquina tem zoom óptico, e evite utilizar o zoom digital, pois ele faz perder a qualidade de imagem.

ISO

Este recurso serve para ser utilizado em ambientes com pouca luz. Se você tentar tirar uma foto em ambiente com pouca luz, e sem flash, na sua câmera vai aparecer uma mãozinha como se ela estivesse tremendo, ela vai te indicar que o ambiente está com pouca luz e que sua foto vai tremer. Neste momento você ou pode  utilizar do flash, ou aumentar o iso.Porém deve-se tomar cuidado ao ajustar o ISO da maquina digital. Pois mal ajustado, ele faz perder a qualidade, deixando a foto com ruídos ( melhor dizendo, a foto fica com granulado, fazendo perder sua qualidade).

Pixel

Os pixels são os quadradinhos que compõem a foto. Quanto maior o pixel, maior a resolução da foto. Para revelar uma foto 10x15cm, podemos utilizar uma câmera de 3 megapixel, porém se quiser ampliar a foto para um tamanho maior, ela fará perder a qualidade da foto. O ideal é utilizar uma câmera de 6 megapixel para mais, para quem deseja tanto revelar em tamanhos 10×15 ou ampliar em outros tamanhos.

Luz Natural

Para fotografar seus trabalhos em luz natural, evite dias com muito sol, está um dia claro sem muita luz natural. A dica deve ser a mesma para quem quer tomar banho de sol, antes das 10 e depois das 15hs, pois nestes horários, o sol não está tão forte, deixando a fotografia mais natural. Evite tirar foto contra-luz, pois  você fará sombra no seu trabalho.

Enquadramento

Procure tirar a foto do seu trabalho de cima para baixo, em um ângulo que a luz favoreça e não faça sombra. Utilize de uma cadeira, coloque em um lugar claro que fique mais baixo que você. Ou utilize ângulos que favoreça algum detalhe do seu trabalho.

Apresentando produtos através da fotografia, conceitos práticos:

Para começar a falar um pouco sobre a fotografia de produtos vou fazer uma breve comparação muito freqüente em nossas vidas. Quem nunca alugou uma casa na praia linda através de um anúncio por foto e quando chegou a tão desejada viagem a casa não era tão linda assim? E o inverso? Quantas vezes compramos ou alugamos algo achando que não é tão bom quanto queríamos e somos surpreendidos de forma positiva quando estamos de frente com aquilo que pedimos? O mesmo acontece com muita freqüência no universo entre artesãos e compradores e sem dúvida alguma está muito ligado à forma de apresentação do produto. Selecionei alguns passos simples mas importantes para apresentar produtos conforme abaixo:

  • Certifique-se que o produto que será fotografado está em bom estado. Capriche no acabamento dos seus produtos porque você pode até conseguir um bom ângulo com aquele produto mas se não tiver com a mesma qualidade anunciada seu cliente poderá ter uma opinião negativa em relação ao seu trabalho. Para não errar pergunte-se sempre se você compraria este produto e se ficaria satisfeito (a) com sua encomenda;
  • Normalmente indicamos fundo branco para fotos mas você pode enriquecer suas fotos com pequenos detalhes, como por exemplo montar um cenário com tecidos, papéis decorados e até mesmo objetos para ficar no fundo da sua foto. Fotografar na natureza também dá um ótimo resultado.
  • Tire muitas fotos, teste todos os ângulos, todas as luzes, com zoom, sem o zoom e no final terá mais opções de escolha. Não esqueça que fotografia também é uma arte e deve ser feita com muita cautela.
  • Procure fotografar  os detalhes do seu trabalho, isso aumenta as chances de um possível comprador se interessar por seu produto. Com isso você diminui também as dúvidas em relação a qualidade do seu trabalho.
  • Identifique seus produtos. Podemos identificar um trabalho não somente pelos logotipos aplicados na fotografia através de programas de manipulação de fotos. Para quem não tem este recurso vale a pena fazer um logotipo com seus contatos para colocar junto ao produto na hora de fazer a fotografia do seu produto. Isso é muito importante pois quando um possível comprador está fazendo uma cotação, é comum que abra uma pasta no computador e vá salvando as imagens que mais chamam a sua intenção. Com os seus contatos na própria foto não existe a possibilidade do cliente esquecer onde viu seus produtos.
  • Procure tirar fotos durante o dia . Geralmente as melhores fotos caseiras de produtos são feitas com luz natural e muito cuidado com o flash pois dependendo do ângulo o flash pode causar um brilho incoveniente na sua fotografia.
  • Evite ao máximo expor produtos com fotos de pessoas. Caso seja necessário procure obter uma autorização prévia para divulgação.