Cartões de Páscoa – Com passo-a-passo
Achei tão fofo esses cards que resolvi fazer um passo-a-passo ensinando como se faz. Meu primeiro pap feito da silhouette. Espero que fique bem explicadinho!!!
Primeiro, a inspiração está neste site http://svgcuttingfiles.blogspot.com.br/2013/02/easter-slider-cards.html
Utilizei do kit do Studio Ilustrado que está super fofo!!
http://www.studioilustrado.com.br/index.php?main_page=product_info&cPath=25&products_id=573
( O site está em promoção e termina hoje 05/03, aproveitem!!)
Vamos começar.. Escolhi os desenhos do kit que vou imprimir e cortar. Já deixei com as configurações de marcas de registro. Sempre deixo dessa maneira: Só mudo a debaixo porque se você ver a linha vermelha e a linha cinza, a vermelha tem q estar em cima da cinza. Se eu deixo em 10.00 na debaixo, a vermelha ultrapassa a cinza e na hora de cortar sai tudo errado. Então são essas as configurações que utilizo.
Na imagem abaixo, utilizei as imagens para medir como ficará dentro. Sobrepondo uma imagem com a outra.
É assim que eu vou querer que fique depois de cortado. Por isso medi dentro do programa para saber como vai ficar. Caso for necessário, clique na imagem e depois envie a imagem para frente ou para trás se for preciso.
Também vou fazer uma certinha. No caso da Cestinha, eu vou fazer diferente, além de imprimir e cortar esta imagem, vou utilizar de papel normal (usei o filicolor amarelo da filiperson gramatura 180) para cortar a parte detrás da certinha. Então eu vou rastrear a imagem dela.
Selecionei só a parte debaixo da cestinha, deixei nessas configurações de rastreamento linear e cliquei na opção rastrear e destacar.
Ficou dessa maneira, a alça fora da certinha.
Coloquei ao lado a alça e rastreei de novo a parte debaixo, agora na opção rastrear a borda.
Vai ficar dessa maneira. Essa parte da certinha vou cortar no papel filicolor amarelo, ele será a parte traseira da certinha.
Agora vamos começar o processo print & cut. Vou mostrar em uma figura e depois deve ser feito em todos as outras imagens. Primeiro rastreamos a imagem com essa configuração linear e depois clico e rastrear borda.
A seguir vamos deslocar a imagem, deixando em 0.050. Deixaremos uma margem para o chamado de sangria, ou seja, é uma margem de segurança na hora de cortar a imagem. (Aprendi no vídeo da Elaine Turola – http://www.youtube.com/watch?v=qxErYt8NNgk)
Para entender melhor, cliquei na tesourinha para visualizar, eu só quero cortar a figura do meio, por isso ela está em vermelho destacado. A borda fora não quero que corte, então selecionei e cliquei sem corte. E a mesma coisa com a imagem impressa.
Depois eu seleciono as 3 imagens e clico em alinhar – centralizar
Com as 3 imagens juntas, seleciono de novo as 3 e vou em objeto – agrupar. Para quando precisar mover a imagem, ficará mais fácil pois estará junto com o deslocamento.
Pronta as imagens para serem impressas. Rastreadas e deslocadas. Prontas no papel para serem impressas. Imprimi no papel filiperson couché gramatura 180 http://www.filiperson.com.br/produtos_filipaper.asp
O processo de impressão. Imprimi na impressora Epson L355 na opção qualidade. Vai ficar dessa maneira depois de impresso com as marcas de registro
Depois de impresso, vamos colocar no mat da silhouette, e no programa cortar, detectar marcas de registro, coloquei na opção papel de impressão e mandei cortar.
Depois das imagens impressas e cortadas (e também a parte da certinha cortada no filicolor amarelo), eu “sujei” as gordinhas com carimbeira. Sempre gosto de fazer isso. Cortei duas alças da certinha para colocá-las como 3D
Colei somente a bordinha do ovo e colei, fiz uma “casinha”para colocar o corelho (coruja-coelho). Usei um carimbo na parte da frente. Ficou bem fofo.
Na certinha fiz a mesma coisa. Coloquei cola somente nas bordas, colei a cestinha, a alça foi colada com fita-banana e colei 2 strass nas pontas. Usei carimbo também para ficar fofo.
Pronto!!! Os cartões foram finalizados. Eles podem ser cartões ou até mesmo imã de geladeira (os meus serão imãs)
Espero que tenham gostado!